Significado de Gramática
Por Andrew | domingo, agosto 18, 2019
Deixe um comentário
A gramática é a ciência que estuda os elementos de uma língua e as suas combinações. O conceito provém do termo latim grammatĭca e faz referência, por outro lado, à arte de falar e escrever uma língua de forma correta.
A gramática é portanto o conjunto de regras e princípios que regem o uso de uma linguagem determinada (cada linguagem tem a sua própria gramática). Enquanto ciência, faz parte da linguística.
O estudo da língua consta de quatro níveis: o nível fonético-fonológico, o nível sintáctico-morfológico, o nível léxico-semântico e o nível pragmático. Ainda que a separação entre estes níveis não seja precisa, costuma restringir-se ao estudo da gramática ao nível sintáctico-morfológico.
Entre os distintos tipos de gramática ou enfoques no estudo da gramática, pode-se mencionar a gramática prescritiva ou normativa (apresenta, de forma autoritária, as normas de uso para uma linguagem específica, desvalorizando as construções não estandardizadas), a gramática descritiva (descreve o uso atual de uma língua, sem julgar de forma prescritiva), a gramática tradicional (as ideias acerca da gramática herdadas da Grécia e de Roma), a gramática funcional (uma visão geral sobre a organização da linguagem natural), a gramática generativa (um enfoque formal para o estudo sintáctico das línguas) e a gramática formal (que surge na linguística computacional).
A língua portuguesa, por exemplo, é uma língua românica flexiva (isto é, tende a recorrer à flexão para expressar relações gramaticais por meio de afixos) cuja gramática é similar à das restantes línguas latinas.
Fonte:
0 comentários: