Significado de Empreendedorismo

Por | domingo, agosto 18, 2019 Deixe um comentário


Empreendedorismo é um termo muito ligado ao ambiente empresarial, que geralmente é utilizado para designar a criação de empresas, produtos ou serviços, bem como a criação de inovações.
Entretanto, quando falamos da inclusão do empreendedorismo em escolas, não se trata de abordar assuntos complexos de economia e administração ou “apressar” a entrada dos alunos no mercado de trabalho.
Na verdade, o que se pretende com esse tipo de abordagem é propor atividades educativas que ofereçam algumas noções profissionais e financeiras, mas sempre de maneira a estimular habilidades e competências úteis em diversos contextos

Por que trabalhar o empreendedorismo na escola?

Não basta apenas ter vontade para se tornar um empreendedor. Para chegar ao sucesso profissional, independentemente da carreira escolhida, é preciso contar com a orientação e a preparação adequadas.
Qual é, então, o papel da escola nesse contexto? Sabemos que a escola deve preparar o aluno para ser um cidadão consciente e autônomo. Assim, é também na escola que deve começar a preparação para o empreendedorismo, para o mercado de trabalho e para as finanças
Desse modo, as aulas de empreendedorismo na escola são um diferencial na preparação para o mercado de trabalho. Quando adultos, alunos que receberam noções de empreendedorismo têm mais condições de atingir o sucesso em suas carreiras.
Além de preparar para o futuro no mercado de trabalho, a educação que aborda o empreendedorismo traz benefícios imediatos às crianças e jovens. Veja alguns desses benefícios:
  • Incentivo às ideias criativas e à inovação
  • Estímulo ao comprometimento e à persistência
  • Maior desenvolvimento da autoconfiança
  • Melhor compreensão de responsabilidade
  • Desenvolvimento do senso de liderança
  • Facilidade para a resolução de problemas
  • Maior clareza em relação às noções financeiras

Como levar o empreendedorismo para dentro da escola?
O incentivo ao empreendedorismo deve ser uma causa de toda a escola: alunos e professores precisam estar engajados. Por isso, para conseguir levar o empreendedorismo às salas de aula, a escola precisa adotar algumas posturas diferentes e abraçar o projeto. Entenda a seguir!

Adote um modelo de aprendizagem ativa

Em primeiro lugar, é preciso adotar metodologias de ensino que incentivam a participação do aluno em vez de insistir em aulas antiquadas. Essas metodologias, também chamadas de “aprendizagem ativa”, estimulam o aluno a construir seu conhecimento e suas habilidades de maneira mais autônoma, o que é totalmente necessário para o desenvolvimento das competências empreendedoras.
Nesse processo, os recursos tecnológicos podem ser grandes aliados, já que o aluno também precisa aprender a lidar bem com as novas tecnologias. É sempre uma boa ideia estar atento às tendências em educação para utilizar também as possibilidades de interação e participação que as tecnologias oferecem.

Capacite os professores

É fundamental capacitar o professor para que se consiga incluir o empreendedorismo na educação. O docente deve estar apto a trabalhar a interdisciplinaridade e as tecnologias mais modernas em suas aulas, o que exige um treinamento específico.
Quando há um professor com o perfil adequado, pode-se até incluir na grade de horários uma disciplina de empreendedorismo, dedicada exclusivamente a incentivar esse tipo de prática. Entretanto, mesmo que haja essa disciplina, todos os professores devem abordar o assunto em suas aulas, da maneira que for mais adequada às suas matérias.

Que conteúdo deve ser trabalhado em aulas de empreendedorismo?

O planejamento do conteúdo de uma aula de empreendedorismo deve partir da ideia de transformar a realidade em que os alunos se inserem. É preciso que o professor sempre tenha uma visão realista e baseada em exemplos.
A aula também precisa ser estimulante, e para isso é possível propor projetos e atividades práticas, como por exemplo o desenvolvimento de algum produto, de uma ideia de negócio ou até mesmo de um projeto social. Assim, os alunos conseguem desenvolver uma visão estratégica, perseverança e planejamento. Veja alguns tópicos que podem ser abordados em aulas!
  • Identificação de oportunidades
  • Diferenças entre os diversos empreendimentos
  • Avaliação da viabilidade de ideias
  • Organização financeira
  • Noções sobre o mundo do trabalho
  • Administração do tempo
  • Habilidade de comunicação
  • Trabalho em equipe


Fonte:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: